Compostar é fácil

por Pierre Del Cos

Desvendar os segredos da compostagem: transformar resíduos em fertilizantes naturais através da revolução das minhocas

Qualquer pessoa ou organização pode fazer compostagem. Transformar os restos da cozinha e do jardim em fertilizantes naturais de qualidade é uma maneira simples, ecológica e económica de valorizar os resíduos orgânicos e promover a agricultura amiga do ambiente.

Existem várias maneiras de fazer compostagem…

No exterior
Quem tiver um espaço exterior pode fazer compostagem “em pilha” ou num compostor. Os restos da cozinha são misturados no compostor com matérias secas (folhas secas, cartão e papel sem tinta, palha, serradura, estilha, alguns ramos…) para eliminar a presença de moscas e de cheiros e obter um composto de boa qualidade. Depois é só preciso controlar a humidade, regando se estiver seco ou adicionando matérias secas se estiver húmido demais.

No interior
Para espaços interiores ou pequenos, e para quem quiser tirar melhor partido dos fertilizantes produzidos, a vermicompostagem (compostagem com minhocas) é uma solução ideal, sem cheiros nem moscas. A presença de minhocas compostoras acelera o processo, para além de produzir um fertilizante líquido e um fertilizante sólido. Para começar, só é preciso um minhocário, a casa das minhocas, e as minhocas compostoras.

Compostagem Comunitária
Alguns municípios já estão a implementar compostores comunitários. São vários caixotes, ao pé do ecoponto. Os habitantes que vivem à volta trazem os seus restos de cozinha que são compostados no local, sem necessidade de transporte ou máquinas. As poucas autarquias que já começaram perceberam que é uma estratégia económica e sustentável para a gestão dos resíduos e sobretudo para atingir as metas da UE de 2023: redução de resíduos depositados em aterros e valorização de 100% dos resíduos orgânicos. Para além disso, o município beneficia dos fertilizantes naturais produzidos para as áreas verdes. Pede ao teu município e à tua freguesia um compostor comunitário no teu bairro. Podemos ajudar-te a espalhar a revolução à tua volta.

Com recurso a minhocas, capacitamos as pessoas e organizações a reduzir a pegada ecológica dos resíduos orgânicos e a produzir fertilizantes naturais. Fazer compostagem é uma maneira de promover uma gestão de resíduos mais económica e sustentável, lutar contra as mudanças climáticas e apoiar a agricultura amiga do ambiente. Queremos contribuir para ajudar a recuperar a ligação com a terra e o cultivo de alimentos de verdade. Atreve-te a compostar, a Revolução das Minhocas está aqui para ajudar a resolver qualquer dúvida ou minhoquice.

Prontos para a Revolução?

Pierre Del Cos

Fundador da Revolução das Minhocas. Promotor da compostagem e ativista da agricultura amiga do ambiente.

Mais artigos para ti:

No coração do Bonfim, no Porto, é sem surpresas que...

O 83 Gastrobar em Chaves é uma referência não apenas...

O Mito no Porto é uma referência na cozinha de...

Aquela receita de sumo verde detox, delicioso e equilibrado. Perfeito...

No coração do Bonfim, no Porto, é sem surpresas que...

O 83 Gastrobar em Chaves é uma referência não apenas...

Este Natal, oferece Uma Forma de Vida!

 

Vamos plantar 1 Árvore autóctone por cada pack de 12 garrafas ou 24 latas adquiridos durante o mês de Dezembro 🌱

 

Subscreve à Newsletter para vires plantar connosco 💚